Querido por muita gente na cidade, o sanfoneiro e cantor Waldonys, 38, é declaradamente apaixonado por Fortaleza. Já morou nos Estados Unidos e em São Paulo. Já visitou muitos lugares. Mas é aqui que se sente bem. É aqui que se sente em casa. Seu amor pela cidade é tão grande que gravou uma música em homenagem a Fortaleza. Nos versos, confessa que sua grande riqueza é ‘viver aqui, o melhor lugar do mundo’.
Waldonys passeia por várias Fortalezas. Mora na Aldeota, mas nasceu na Parquelândia, onde os pais ainda vivem. Caseiro, gasta maior parte do seu tempo livre com a mulher Luciana e os três filhos. Quando sai de casa, opta por programas como ir ao cinema e ao Theatro José de Alencar, lugar que escolheu para gravar seu DVD. “Me senti super honrado de poder mostrar minha música lá”, conta.
O trabalho como músico permitiu que o sanfoneiro conhecesse também a Fortaleza que não é assim tão maravilhosa. Na época em que os showmícios não eram proibidos, Waldonys viu de perto o quanto muitos locais da cidade vivem esquecidos, sem cuidado do poder público. Por falar nele, o músico diz que para resolver os problemas da cidade, não tem como não bater nos administradores.
“Se essas pessoas não estão dando conta do recado, mesmo que alguns deles tentem, é preciso trocar”. Sobre a Fortaleza antiga, ele diz não ter saudosismo. Só sente falta de poder andar em paz na rua, sem se preocupar com a violência. “Entendo também que as coisas evoluem e precisam mudar, de preferência pra melhor”.