HISTÓRIA DE MARACANAÚ


Situado num vale fértil, emoldurado pelas serras de Aratanha e de Maranguape e pelos rios Urucutuba, Timbó e Cocó, banhado pelo rio Maranguapinho que o corta do sul para o norte - Maracanaú é um município rico de beleza e de história.

Nos seus primórdios os rios e as lagoas foram de grande importância na sua ocupação. Primeiro foram os índios que se afastando do litoral, fixaram-se nas margens do rio Maranguapinho e das lagoas de Jaçanaú, Maracanaú e Pajuçara . Depois foram os civilizados que formaram, à margem esquerda da lagoa de Maracanaú, o primeiro núcleo populacional do município.

Até o segundo quartel do século XVII, Maracanaú era habitada por índios potiguares. Coube à Segunda Expedição Exploradora de Matias Beck a serviço das Índias Ocidentais, na procura de minas de prata nas lindas serras da Aratanha e de Maranguape, no período de 1649 a 1654, as primeiras aproximações com os indígenas e o desbravamento da região.

Nessas aproximações teve papel importante o Cacique Maracá, tanto na liderança dos seus companheiros, quanto nas negociação com os visitantes.

Maracá dominava as terras da região que compreendem os trechos do Siqueira ao Pau Serrado, do Mucunã ao Alto Alegre e do Olho D'Água ao Aracapé.

Quando, em 1654, chegou ao fim a época do domínio holandês nesta região, como em todo o Nordeste, os potiguares já aceitavam pacificamente, a convivência dos civilizadores.

Assim, em 1760, surgiram as primeiras casas no município cujos habitantes se ocupavam da pesca, caça e atividades agrícolas.

O povoamento da região, no entanto de forma mais efetiva, só começou em 1870, à margem esquerda da Lagoa de Maracanaú e, logo depois, em torno das lagoas de Jaçanaú e Pajuçara.

Em 1875, a linha férrea que chegava até Parangaba foi estendida até a sede municipal.

No dia 6 de maio de 1882, Maracanaú foi elevada à condição de Vila por ato provincial.

Em 1906, passou a Distrito na primeira divisão administrativa do município de Maranguape.

Em 1938, no dia 29 de dezembro, pelo decreto-lei na 448, teve incorporado ao seu território parte do extinto distrito de Rodolfo Teófilo que pertencia a Fortaleza.

O decreto-lei na 448 do Governo do Estado acresceu o território de Maracanaú em cerca de trinta quilômetros quadrados.

Foto: Acervo Ailton Gomes



Blog de Maracanaú - Seu Canal da Informação - Blog em Fase de Teste

Notícias Relacionadas