Em Fortaleza, o número de jovens que decidem montar o seu próprio negócio está aumentando. Essa tendência é confirmada pela articuladora do Sebrae-CE, Alice Mesquita. “O crescimento na faixa jovem está bem acentuado nos últimos anos”.
A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 17 países, também comprova que, no ano passado, a taxa de empreendedorismo no Brasil teve maior crescimento na faixa etária de 25 a 34 anos.
Três jovens empresários de Fortaleza são um exemplo desses números. Eles resolveram não perder mais tempo trabalhando em outras empresas. , pesquisaram, estudaram e investiram em um novo ramo, uma loja de sorvete com frutas. “Muito mais do que trabalhar para os outros, eu queria muito montar aquilo que eu realmente acreditava. Acho que isso foi o que mais me motivou a ser um empreendedor”, afirma um dos sócios, Leonardo Pessoa.
A articuladora Alice Mesquita também observa que as universidades estão preparando cada vez mais os jovens para o empreendedorismo. “As ações feitas, principalmente, no meio universitário estão gerando frutos na hora que esses jovens colocam em prática o que aprenderam”.