Especialistas afirmam que
para dar certo, o novo empresário precisa achar um bom ponto comercial, ter
planejamento e gostar do ramo escolhido. Franquia pode ser boa escolha e há
opções com investimento inicial pequeno.
Não é
fácil montar um negócio e entrar no mercado pela primeira vez. Os números
comprovam: a cada dez empresas, quatro fecham antes mesmo de completar dois
anos. Por outro lado, o número de pessoas que abriram o próprio negócio no
Brasil já chega a dois milhões. Só em São Paulo são 500 mil pequenos
empresários.
As lojas
de roupas estão em primeiro lugar na preferência dos novos empreendedores. Em
muitos lugares, é possível abrir uma loja ao lado da outra. O segredo para
negócio dar certo é oferecer um produto diferente da vizinha concorrência.
Investir
em um bom ponto comercial, mesmo que o aluguel seja caro, e fazer o
planejamento do negócio por até cinco anos também é primordial. “Isso ajuda
quem vai investir e desenvolver seu negócio a olhar todos os pontos para
reduzir os riscos no processo da montagem da empresa”, afirma o Nilton Barbosa,
gerente do Sebrae – SP.
Vender a
prazo é boa opção, já que mais dinheiro vai sobrar para as emergências. “Muitas
empresas usam o artifício de vender com o cartão, com cheque pré datado, porque
é uma forma de financiar a compra sem necessariamente ter seu capital de giro
investido”, explica Nilton.
A
autônoma Raquel de Castro Vilar trabalhou durante quase 30 anos como consultora
de desenvolvimento de pessoal. Agora, ela acaba de abrir uma empresa de
coaching que ajuda as pessoas a planejar melhor os objetivos e a ter mais
qualidade de vida. “As dificuldades são a introdução desse tipo de trabalho no
mercado. Eu procurei uma empresa própria governamental que me desse uma
orientação e aqui estou bem feliz”, conta Raquel.
Já Eliane
Encarnação tinha 22 anos e nunca havia trabalhado, quando abriu uma franquia de
jóias. Ela contou com o auxílio de coaching e contratou uma funcionária para
reforçar o time. “Nos primeiros dias de loja, eu ligava para eles, no mínimo
uma vez por dia, psra pedir ajuda de tudo. A funcionária precisa ser uma
gerente com experiência e que tenha pulso firme e saiba levar as vendedoras”,
diz Eliane.
Há
franquias em que o investimento inicial é pequeno: a partir de R$ 4,5 mil, mas
é preciso ter 50% do capital que vai ser investido. “Os principais erros ao
escolher ou adotar uma franquia são: fazer alguma coisa que não gosta ou não
tem aptidão, se julgar muito autossuficiente, começar a fazer tudo diferente do
que a rede prega. Neste caso, é melhor optar por ter um negócio absolutamente
próprio”, diz Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franquias
(ABF).
Há casos
em que o empreendedor um negócio e ele acaba virando uma franquia. Foi o que
aconteceu com a lanchonete do empresário Rony Ximenes, em Fortaleza. Hoje, ela
é a maior do nordeste com 70 lojas espalhadas por todo o país. Para a economia
dos franqueados, eles oferecem até serviço de construção civil.
De acordo
com Rony, quem decide investir em franquia deve tomar alguns cuidados:
“Primeiramente, saber há quanto tempo existe essa franquia. Depois, conversar
com os franqueados e saber se eles estão satisfeitos, se têm lucro. É
importante conhecer o franqueador e saber se realmente é o produto que ele quer
trabalhar, porque eu acho que quando se faz o que gosta, tem tudo para ser um
sucesso”.