Faltam dois dias para a primeira parte das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando, apenas no Ceará, cerca de 345 mil mentes, estômagos e corações vão trabalhar em ritmo acelerado durante 4h30min. No domingo, o segundo dia de provas, a duração será de 5h30min.
Para dosar a ansiedade e evitar complicações, o cardápio do candidato deve evitar comidas cuja procedência seja desconhecida e alimentos que não integrem a rotina de refeições. Na noite anterior ao à do exame, recomenda-se que o candidato fuja das comidas gordurosas e das bebidas alcoólicas.
Em Fortaleza, em virtude do horário de verão, tanto no sábado, 3, quanto no domingo, 4, os portões abrem às 11 horas e fecham ao meio-dia. A largada será dada no horário do almoço. Por isso, a dica da nutricionista Ana Coeli Guimarães é que o candidato levante cedo e tome um bom desjejum: suco ou vitamina de frutas, pão integral, de preferência, queijos do tipo coalho, minas ou frescal, além de frutas.
Antes de ir fazer a prova, o conselho é incrementar, moderadamente, a alimentação. “Pode ser um suco de fruta com um sanduíche, não necessariamente reforçado para não ter dificuldades na digestão”, sugere Ana Coeli.
A estudante Fernanda Ásfor, 18 anos, tenta, pela segunda vez, o Enem e, pela experiência anterior, preferiu optar por almoçar às 10 horas, antes da prova. A intenção é ingerir apenas suco no café da manhã. Na hora das provas, os professores indicam doces, além da indispensável garrafinha com água. Vale recorrer à rapadura, que, de acordo com Fernanda, é absorvida mais rápido pelo corpo. “Água tem que levar de qualquer maneira. Vou entrar também com um biscoito salgado, leve, e uma rapadura pequena”, ensina.
Natália Sampaio, 18, recém ingressa no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), tentará o Enem em caráter de teste. Ela já estava inscrita antes de ser admitida na universidade. “Tive cuidado para não comer comida ‘pesada’. Fazer prova se sentindo cheia não é legal. Os professores recomendam água e algo doce. Sugerem até levar aqueles saquinhos de mel.”
Linhas de ônibus extra
Outro cuidado importante é com o horário e também com o deslocamento. Na tentativa de atenuar os atrasos dos candidatos, estão previstos 37 coletivos extras no período das 9 às 13 horas e das 15 às 19 horas de sábado. No domingo, 45 coletivos adicionais ficarão à disposição da população a partir das 8 horas da manhã. As informações são da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).Parceria O Povo.