O Lar Amigos de Jesus realiza hoje e amanhã o 21º Bazar de Natal da instituição, no salão nobre do BNB Clube. No local, centenas de artigos artesanais estarão à venda, como arranjos natalinos, produtos de cama, mesa e banho, pintura em tecido, vidro, porcelana e madeira, bijuterias e quadros. De acordo com a irmã Maria da Conceição, presidente da entidade, o dinheiro arrecadado com o bazar deve suprir os débitos pendentes, como o pagamento do décimo terceiro dos funcionários e imposto dos carros utilizados no transporte das crianças acolhidas.
A abertura do bazar natalino ocorreu ontem com a apresentação do coral Universidade Sem Fronteiras. O evento já é tradição entre as 40 artesãs voluntárias que se reúnem anualmente para ajudar na manutenção do lar. “A frequência no bazar é muito boa”, conta Francisca Alves, coordenadora do bazar. Os preços dos produtos variam de 50 centavos a R$ 150.
Diariamente, cerca de 80 crianças e acompanhantes do interior do Ceará e até de outros estados do Norte e Nordeste são acolhidas no Lar Amigos de Jesus. A maior delas está na Capital para tratamento contra o câncer, recebendo serviços como hospedagem, transporte, alimentação, medicamentos, apoio pedagógico.
A dona de casa Fátima Saraiva vive há mais de um ano com o filho Deivison Silva, 6, na entidade. O menino passa por tratamento de quimioterapia no Centro Pediátrico do Câncer (CPC) para se curar de um tumor neuroblastoma. “Para o tratamento dele, ficar no lar é tudo. Não fica só triste, tomando medicação. Tem que se divertir”, afirma a mãe. (Aline Moura)