A 20ª edição do Festival Nordestino de Teatro será realizada de 7 a 14 de setembro, na cidade serrana de Guaramiranga, a 102 km de Fortaleza. O FNT 2013 terá mostras especiais e a participação de companhias que marcaram o festival. Serão ao todo 35 espetáculos teatrais, além de reisados, dramas, cortejo, apresentações musicais e uma série de ações formativas. (Foto Grupo Garajal)
A abertura do festival, no dia 7 de setembro, será com o grupo Galpão. Na comemoração dos 20 anos do FNT e de seus 30 anos, o Grupo Galpão volta ao pátio da Matriz de Guaramiranga e retoma a parceria com Gabriel Villela, com a montagem do último texto escrito pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello: “Os Gigantes da Montanha”. O encerramento do festival ficará com o grupo potiguar Clowns de Shakespeare, com o espetáculo é “Sua Incelença, Ricardo III”, também com a direção de Gabriel Vilella, que estará presente ao Festival
Para comemorar os 20 anos, a programação terá a Mostra Ceará - FNT 20 ANOS , homenageando grupos que passaram pelo festival. São eles: Parque de Teatro, Pavilhão da Magnólia, Expressões Humanas, Trupe ‘Caba de Chegar, Epidemia de Bonecos, Ninho de Teatro, Grupo Imagens, Grupo Pesquisa, Cia. Palmas e grupo Bagaceira.
A tradicional Mostra Nordeste recebe este ano sete espetáculos selecionados de companhias do Ceará, Paraíba, Sergipe e Bahia. Durante o festival, o melhor espetáculo na opinião do público receberá o Troféu Beija-Flor e um prêmio em dinheiro de R$ 3 mil.
O Ceará está na Mostra Nordeste com o grupo Bagaceira, com o novo espetáculo “A mão na face”. A Bahia será representada por “Benedita”, um monólogo do ator Bruno de Sousa, e “O Diário de Genet”, do ATeliê voadOR Companhia de Teatro. Sergipe leva à cena “Folclore na Cabeça”, do Grupo Teatral Boca de Cena. E a Paraíba participa com a “Farsa da Boa Preguiça”, do Coletivo Ser Tão, e “Efemérico”, da Cia Sírius.
Diariamente, no fim de tarde, acontecerá a mostra FNT para Crianças. Os espetáculos serão encenados pelas companhias Bate Palmas, Teatro Novo, grupo Ânima Teatro de Bonecos, Grupo Garajal, Teatraria Espalhafato, Cia Camarim e Cia Argumento.
Formação
Debates, Roda de Conversa e Encontro de Artistas Pesquisadores vão compor o programa de formação do FNT 20 anos. As manhãs do festival serão dedicadas aos debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste encenados na noite anterior. Nos debates, o processo de montagem dos espetáculos é apresentado pelos grupos. Um trio de debatedores faz suas considerações e em seguida o debate é aberto com a participação do público.
Este ano, paralelamente ao debate da Mostra Nordeste, haverá no dia 11 uma Roda de Conversa sobre a Produção Teatral na Universidade, relacionada à Mostra Nordeste Universitária, que será apresentada nos dias 9 e 10. Nos dias 11 e 12 acontecerá o XII Encontro de Artistas Pesquisadores, com apresentação de trabalhos acadêmicos.