Ainda este ano, começa a funcionar em operação assistida o ramal Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Assim como ocorreu com a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, o período de testes e sem cobrança de passagens vai existir antes de o sistema funcionar comercialmente — o que deve ocorrer no ano que vem. Na manhã de ontem, o Governo do Estado anunciou a retomada de todas as etapas do projeto.
O modal havia sido prometido ainda para a Copa do Mundo de 2014, mas teve a execução paralisada em maio daquele ano devido a “dificuldades contratuais”, conforme o Governo, entre a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e o consórcio CPE-VLT. Desde 2015, segundo a Seinfra, dá continuidade à construção do equipamento o consórcio VLT Fortaleza.
O secretário da Infraestrutura, André Facó, informou que o Estado já tem os recursos necessários (estimados em R$ 173 milhões) para a conclusão do projeto. O que pode retardar as obras são os processos de desapropriação. O secretário citou que 2,2 mil famílias são afetadas pelo VLT e, desse total, 1,2 mil já foram realocadas para outros pontos da Cidade.
Danos da paralisação
Questionado pelo O POVO sobre os danos deixados pelo tempo de paralisação da obra, Facó disse que não haverá prejuízo aos cofres do Estado, visto que perdas de material, por exemplo, devem ser ressarcidas pelo CPE-VLT. “Todo e qualquer serviço que demonstrar a necessidade de ser refeito, nós vamos cobrar administrativamente do consórcio anterior”, garantiu.
Na coletiva, também foi questionado se os canteiros de obra estariam servindo de foco do Aedes aegypti. Facó afirmou que não há vistorias frequentes porque “o Governo não dispõe de uma estrutura tão ampla para poder, diariamente, passar” pelas obras, mas que o atual consórcio está fazendo o devido acompanhamento.
Saiba mais
Com a justificativa, de estimular a competitividade das empresas interessadas em executar a obra do VLT, a Seinfra dividiu o projeto em três trechos.
O primeiro compreende passagem inferior da avenida Borges de Melo; o segundo, da estação Borges de Melo à estação Parangaba e o Centro de manutenção; e o terceiro, da estação Iate à estação Borges de Melo.
Na semana que vem, possivelmente na quarta-feira, 9, será assinado pela Seinfra e pelo consórcio VLT Fortaleza o contrato de execução do trecho 1, o último que faltava para que as obras fossem retomadas em sua totalidade.
A obra do VLT começou em abril de 2012 e parou em maio de 2014. Os trabalhos do trecho 3 só foram retomados no dia 17 de julho de 2015; no trecho 2, voltaram em outubro.

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